sexta-feira, 4 de maio de 2012

Como montar uma mesa sem gafe.


Pôr a mesa não é uma arte que deva ficar reservada somente para os dias de festa. A mesa, na maioria dos lares, é o único lugar em que todos estão juntos, e onde há um certo tempo para conversar, trocar idéias.
Portanto não podemos nos descuidar do modo como apresentamos os pratos, bem como da forma como eles são servidos. São estas coisas que conferem um toque de beleza, requinte e prazer à arte de comer.
Para entender quanto à organização do uso dos talheres, dos copos e pratos, o primeiro passo é conhecer sua correta colocação à mesa.

Toalha
                         

Deve estar impecável, limpa e engomada e se a louça for mais colorida, a toalha deve ser lisa. Com a louça branca podemos usar toalha estampada sem erro.

O Arranjo


O importante é usar muito a criatividade. 
Pode-se colocar um arranjo central maior ou fazer pequenos arranjos delicados, um para cada convidado. Ou os dois. Eles não devem ser altos ou volumosos para não prejudicar a conversação e a comunicação visual entre os convidados. Pode-se, ainda, colocar um par de castiçais ou um candelabro de 6 ou 8 velas. Sendo as outras peças mais delicadas a cor dará uma vida à mesa.

Guardanapo


Os guardanapos formam conjunto com a toalha e são de tamanho maior para o jantar. São colocados à esquerda dos garfos ou sobre os pratos. Há várias formas de dobrá-los, o que dá um pouco mais de trabalho e exige mais habilidade, ou podemos usar os portas-guardanapo.

O Sous-plat

                               

Ou prato de apoio (prato de prata, cristal ou madeira, de acrílico, louça...): serve de suporte para os outros pratos, ou seja, fica embaixo deles. É um prato maior que os outros, não serve para servir alimentos e é retirado da mesa somente quando se vai servir a sobremesa. Não é obrigatório, mas dá um charme e requinte.

Os talheres


1- Colher de Sopa
2- Colher de Sobremesa
3- Garfo de mesa
4- Garfo de Sobremesa
5- Garfo de peixe
6 - Faca de mesa
7 - Faca de Sobremesa
8- Faca de Peixe

Os Garfos

Sempre a esquerda do prato. Existem duas exceções: o garfo para ostras e para escargots que são colocados do lado direito. O garfo para ostras tem 3 dentes e o dos caracóis 2, pequeno e pontudo.

As Facas

São sempre colocadas do lado direito, a dois dedos do prato, com a lâmina de corte virada para dentro (em direção ao prato). Nunca colocamos mais de três facas à mesa; se for usar uma quarta faca, esta será colocada na hora de usá-la. Devemos colocar a faca na mesa mesmo quando servimos um prato para o qual não seja necessário usá-la. 

Obs.: Todos os talheres serão colocados em ordem de uso do menu que será oferecido. Deve-se iniciar a utilizá-los de fora para dentro. São sempre colocados à mesa voltados para cima.

As Colheres

São colocadas do lado direito e depois da faca, no caso de haver sopa ou consomé.


Talheres de Sobremesa

Eles virão junto com o prato de sobremesa e serão colocados lateralmente e no sentido vertical, ou serão colocados no sentido horizontal entre o prato e os copos na seguinte ordem: colher e faca com os cabos voltados para a direita e o garfo com o cabo voltado para a esquerda.



Os Pratos



Prato Fundo

É sempre colocado sobre o prato raso.

Consomé

Serve-se da mesma forma que a sopa; a diferença, porém, está na louça. A taça de consomé é como uma xícara de duas alças e vem acompanhada de um pires.

Louça para Pão

Um pratinho à esquerda, próximo ao garfo. Cruzando sua borda superior, uma faquinha ou espátula para manteiga com a lâmina apontando para a esquerda se não houver manteigueira individual, se houver será colocada junto com ela.


Pratos para Sobremesa

Os pratos de sobremesa são trazidos à mesa após todos terem terminado o prato principal.



Taças e copos


Copo para Água

Deve ficar em frente ao prato, bem no centro.


Copos ou Taças para Vinho

À direita do copo para água.


Taça de Champanhe

No caso de servir champanhe num jantar, este deve vir com a sobremesa, e a taça deve estar à esquerda do copo para água. Se for servir champanhe durante todo o jantar, a arrumação será: no centro o copo para água (este é indispensável) e à direita, a taça para champanhe.



Joguinhos de Saleiro e Pimenteira

Se for possível, coloque um diante de cada lugar, acima dos talheres de sobremesa. Não sendo, coloque um joguinho entre cada dois lugares. Se possuir apensa dois, coloque um em cada ponta da mesa. Eles são imprescindíveis para "corrigir" o tempero da comida oferecida, nunca os esqueça.


Fotos: Reprodução

Nenhum comentário: